Regeneração da natureza
O que é a regeneração da natureza?
As florestas funcionam como os pulmões do mundo, absorvendo CO2 e libertando oxigénio limpo. É por isso que é crucial protegê-las. Voar é poluente e a regeneração da natureza não pode reduzir o impacto ambiental dos nossos voos; é uma forma de ajudar os ecossistemas a recuperar da atividade humana nociva.
Os projetos de regeneração da natureza abordam múltiplas questões, tais como:
- Infertilidade do solo
- Perda de biodiversidade
- Insegurança alimentar
O que é o CO₂?
O dióxido de carbono (CO2) é um gás que as plantas utilizam para crescer. Mas quando há demasiado CO2 na atmosfera, o calor fica retido à volta da Terra. É isso que provoca o aquecimento global.
Como funciona a regeneração da natureza
A forma como a regeneração da natureza ajuda um ecossistema danificado varia de acordo com o projeto. Por vezes, é tão simples como plantar árvores; outras vezes, as comunidades locais são envolvidas como administradores das áreas regeneradas. Isto permite-lhes obter um rendimento através de atividades agrícolas sustentáveis.
A regeneração da natureza só tem sentido quando introduzimos melhorias duradouras. Por isso, é fundamental ter em conta a ecologia e a economia locais. Por exemplo, plantar as árvores erradas no sítio errado pode diminuir a biodiversidade e enfraquecer os ecossistemas em vez de os fortalecer. É por isso que somos cuidadosos na escolha dos nossos projetos.
Projetos de regeneração da natureza
Juntamente com o nosso parceiro FORLIANCE, apoiamos 3 projetos de regeneração da natureza na Colômbia, Panamá e Uganda. Todos os projetos selecionados:
- Têm certificação Gold Standard e Forest Stewardship Council
- Apoiam a criação de emprego para a população local e o desenvolvimento da comunidade
Contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
O projeto na Colômbia situa-se na zona húmida de Bita, onde a terra foi anteriormente queimada para fins de criação de gado. Quando a terra se tornou infértil, a população local abandonou-a.
Através da reflorestação (recuperação de florestas esgotadas através da replantação de árvores) e da florestação (criação de florestas em terrenos áridos), a floresta oferece um habitat natural para animais e plantas nativos. Além disso, melhora o solo e a água, enquanto as comunidades locais podem viver da produção sustentável de madeira.
Práticas insustentáveis de criação de gado degradaram as terras do projeto no Panamá. Este projeto visa reflorestar a terra através do cultivo de plantas e árvores, ao mesmo tempo que pratica a colheita do cacau.
Estes métodos protegem e melhoram a biodiversidade, apoiam ecossistemas preciosos e asseguram um emprego justo aos produtores de cacau locais. Curiosidade: utilizamos o cacau deste projeto para as casas de chocolate servidas na nossa World Business Class.
O projeto do Uganda tem um duplo objetivo: aumentar a biodiversidade através da proteção de áreas específicas e melhorar a situação económica das aldeias em torno do projeto. Os membros da comunidade utilizam partes do projeto para produzir madeira de uma forma mais sustentável.
Os proprietários de terras fora das áreas protegidas do projeto recebem formação em agricultura e silvicultura, e utilizam métodos de gestão florestal que permitem ao seu gado pastar em áreas reflorestadas.
Como pode contribuir
Também pode contribuir para a regeneração da natureza. Depois de reservar o seu voo, pode adicionar esta opção à sua reserva através de A Minha Viagem. Não lucramos com os fundos recolhidos para a regeneração da natureza.
O preço da sua contribuição para a regeneração da natureza baseia-se na estimativa das emissões de CO2 do seu voo. As emissões são influenciadas por vários fatores, como o tipo de aeronave, a rota e a distância do seu voo, a classe de cabina e o fator de carga histórico.
Todos os anos, a organização de contabilidade KPMG audita os nossos métodos de cálculo para garantir que estão em conformidade com as diretrizes internacionais. O âmbito da auditoria está disponível no relatório de auditoria da KPMG.
Os nossos métodos mais recentes e o relatório de auditoria:
Perguntas mais frequentes
A regeneração da natureza (ou regeneração florestal) ajuda os ecossistemas a recuperar dos danos causados pela atividade humana, aumentando simultaneamente a biodiversidade. Uma vez que os projetos tenham melhorado estes ecossistemas, eles podem tornar-se autossuficientes.
Os nossos projetos de regeneração da natureza selecionados também apoiam as economias locais, criando empregos, tendo um impacto social e ensinando diferentes métodos agrícolas para proteger os ecossistemas regenerados.
Atualmente, as viagens aéreas não são sustentáveis e a regeneração da natureza não vai tornar os nossos voos mais ecológicos. Os projetos de regeneração da natureza são apenas uma pequena ação que empreendemos para ter um impacto social e ambiental nas comunidades da Colômbia, Panamá e Uganda.
Além disso, esforçamo-nos por tornar as nossas atividades e a nossa indústria mais sustentáveis. É por isso que investimos em:
combustível sustentável para a aviação - Renovação da frota
- Mais protótipos de aviões sustentáveis
- Sustentabilidade nas nossas operações em terra
Uma experiência a bordo mais sustentável
A compensação através da regeneração da natureza não é possível. A sua contribuição para a regeneração da natureza ajuda a aumentar a biodiversidade e a reforçar as comunidades locais, mas não compensa as emissões para tornar o seu voo ecológico ou sustentável. Se possível, considere apanhar um autocarro ou comboio para uma escolha mais sustentável. Ou reduza o impacto do voo adicionando Combustível Sustentável para a Aviação à sua reserva.
Os nossos projetos de regeneração da natureza selecionados têm todos:
Certificado Gold Standard
O Gold Standard foi estabelecido em 2003 pela WWF e por outras ONG internacionais como um padrão de práticas recomendadas para garantir que os projetos para a redução das emissões de carbono apresentam os mais elevados níveis de integridade ambiental e contribuem para o desenvolvimento sustentável.
Por exemplo, os projetos reservam 20% das suas reduções de emissões como Créditos Buffer, para o caso de se perder o armazenamento de CO2. Isto pode acontecer devido a eventos como incêndios florestais ou desflorestação não planeada. Os Créditos Buffer não estão à venda.
Certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC)
O Forest Stewardship Council® (FSC) é a certificação independente e mais reconhecida a nível mundial para a gestão florestal responsável. Ao certificar uma floresta, o FSC segue 10 princípios e 70 critérios universais.
Mantemos padrões rigorosos para os projetos de regeneração da natureza que apoiamos. Um critério fundamental é o facto de o projeto ter de ser certificado como Gold Standard. Atualmente, não existem projetos deste tipo nos Países Baixos. Mas sabia que todos os projetos de regeneração da natureza que apoiamos se situam em países onde operamos voos diretos?