Sustentabilidade a bordo
O que fazemos
Estamos a fazer pequenas alterações à nossa experiência a bordo, tais como reduzir o peso dos artigos a bordo, fazer escolhas conscientes de refeições e tentar reciclar o mais possível.
Reduzir o peso
Se um avião pesa menos, consome menos combustível. O resultado? São produzidas menos emissões de CO₂. Reduzimos as nossas emissões diminuindo o peso dos nossos lugares, trolleys e outros objetos que transportamos a bordo.
As mudanças podem ser pequenas, mas têm algum efeito: em média, um voo de três horas produz 31,045 kg de CO₂. Uma redução de peso de 1000 kg permite-nos poupar 275 kg de CO₂. Estamos constantemente a esforçar-nos; cada quilo conta.
Os nossos carrinhos de catering foram substituídos por versões mais leves. Isto poupa-nos uma média de 400 kg por voo intercontinental.
Os copos na Classe Executiva Mundial têm menos 98 g de peso. Isto poupa-nos 14 kg por voo, o que corresponde a menos 400 toneladas de emissões de CO₂ por ano. É difícil imaginar tal quantidade? É quase o mesmo que a compensação de 17 famílias holandesas por ano.
Estamos a reduzir o peso dos nossos assentos. Graças às alterações que se seguem, vamos levantar voo com alguns quilos a menos:
- Reduzimos o peso dos assentos da classe Economy no nosso novo Boeing 737 em mais de 2 kg por assento. Isso permite poupar cerca de 400 kg por avião.
- Os novos assentos da World Business Class do Boeing 787 e do Boeing 777 estão entre os assentos mais leves deste segmento.
- Os novos assentos da Premium Comfort Class são um quilo mais leves do que os modelos anteriores.
Os nossos voos com partida do aeroporto Schiphol de Amesterdão transportam menos água potável. Isso poupa até 2,7 milhões de quilos de CO₂ por ano, de acordo com o nosso Plano de Ação Climática 2022.
A embalagem das nossas sanduíches a bordo é feita de plástico. Esta não é a escolha mais sustentável, mas o plástico é mais leve do que outros materiais. Por este motivo, também utilizamos talheres de madeira nos nossos voos europeus.
Em Business Class, servimos as nossas refeições com talheres reutilizáveis e as bebidas são servidas em copos reutilizáveis.
O tabuleiro onde recebe o seu lanche ou refeição é feito de polipropileno (um tipo de plástico) mais leve do que os tabuleiros que utilizávamos anteriormente. Este material é menos nocivo para o ambiente do que outros tipos de plástico. Quando um tabuleiro se parte, utilizamo-lo para produzir novos tabuleiros.
Reparou que os nossos tapetes de tabuleiro desapareceram? Substituímos os tapetes por material antiderrapante integrado no tabuleiro. Isto permite-nos poupar cerca de 22 milhões de tapetes de tabuleiro descartáveis por ano.
Escolhas conscientes de refeições
Todos os anos, servimos cerca de 40 milhões de refeições a bordo dos nossos voos. Tentamos pensar no impacto ambiental quando selecionamos as nossas refeições.
Um bom serviço de catering não tem apenas que ver com sabores deliciosos, mas também com fornecedores sustentáveis e responsáveis. Quando selecionamos um fornecedor, tentamos assegurar que o seu impacto ambiental é reduzido. Selecionamos os fornecedores com base em todo o processo de produção: desde o início até à eliminação do produto.
Por exemplo, o peixe que utilizamos a bordo dos nossos voos com partida do Aeroporto Schiphol de Amesterdão é certificado pelo MSC, ASC ou figura na secção verde do guia WWF Sustainable Seafood.
Reciclagem
Até 2030, o nosso objetivo é produzir consistentemente menos 50% de resíduos residuais do que em 2011. Em 2021, atingimos esta percentagem, mas sabemos que isso se deveu ao facto de termos tido menos voos devido à pandemia de COVID-19. Isto significa que ainda não alcançámos o nosso objetivo.
Estamos a trabalhar arduamente para reduzir ainda mais a nossa produção de resíduos. A maior parte destes resíduos é produzida a bordo dos nossos voos: destacámos 3 dos nossos projetos de reciclagem de produtos a bordo.
Recolhemos e reciclamos 14 tipos de resíduos nos nossos voos europeus: cartão, metal, vidro, latas, plástico e muito mais. Anualmente, o nosso parceiro de reciclagem recicla cerca de 300 toneladas de plástico produzido por nós. O plástico proveniente de garrafas PET é o nosso material mais reciclado (80 000 kg).
A nossa equipa recolhe separadamente as borras de café e as latas para reciclagem. As borras de café libertam biogás durante a reciclagem, que pode ser utilizado para alimentar veículos. O que resta depois é utilizado para compostagem.
A reciclagem das nossas borras de café e latas é uma iniciativa do nosso Employee Sustainability Challenge, no qual os nossos funcionários desenvolvem ideias sustentáveis.
Não lhe apetece comer o seu snack? Não há problema, vamos reutilizá-lo noutro voo europeu. Os nossos snacks têm um prazo de validade alargado e, normalmente, não é preciso mantê-los no frigorífico.
Desafiar as regras e os regulamentos
É um desafio melhorar a sustentabilidade do nosso sector. Para alguns destinos, as regras e regulamentos rigorosos em matéria de reciclagem impedem-nos de reciclar tanto quanto gostaríamos. Trabalhamos arduamente para garantir que estas regras e regulamentos são alterados. Quando isso acontecer, esperamos poder reciclar mais resíduos.
O que pode fazer
Enquanto companhia aérea, é nossa responsabilidade contribuir para tornar o sector da aviação mais sustentável. Mas há pequenas coisas que podem fazer para contribuir.
Vai de férias ou numa viagem de negócios? Seja qual for a ocasião, considere levar menos bagagem consigo na sua viagem. Por mais pequeno que seja o impacto, cada quilo conta.
Uma pequena coisa que pode fazer para nos ajudar a reduzir os resíduos é trazer a sua própria garrafa de água (vazia). A nossa tripulação terá todo o gosto em enche-la a bordo do seu voo.
Sabia que não precisa de imprimir o seu cartão de embarque? Após o check-in online, receberá automaticamente um cartão de embarque eletrónico por e-mail. Basta utilizar o seu telemóvel para mostrar à nossa tripulação o seu cartão de embarque.
Pense duas vezes antes de voar. Se o destino for perto de casa, pode também considerar apanhar o comboio ou o autocarro. Estes modos de transporte emitem menos CO₂ do que um voo.
O consumo de menos produtos de origem animal pode ter um impacto positivo no ambiente. Nos voos europeus, servimos apenas sandes vegetarianas. Temos sempre uma opção vegetariana para escolher nos voos intercontinentais, mas a disponibilidade é limitada.
Quer certificar-se de que recebe uma refeição vegana ou vegetariana? Reserve-a antes da partida.
Perguntas mais frequentes
Tornar a nossa experiência a bordo mais sustentável é uma das coisas que estamos a fazer para nos tornarmos mais sustentáveis. Também investimos no seguinte:
Combustível sustentável para a aviação Regeneração da natureza - Renovação da frota
- Protótipos de aviões sustentáveis
- Operações terrestres sustentáveis
Quando um avião transporta menos peso, consome menos querosene (o combustível que utilizamos para alimentar os nossos aviões). Utilizar menos querosene significa que o voo emite menos emissões de CO₂. Mesmo pequenas alterações, como a redução do peso dos nossos assentos ou do peso dos nossos carrinhos a bordo, podem reduzir um pouco as nossas emissões.
Quer contribuir? Considere levar menos bagagem consigo.
O plástico pode não parecer a escolha mais sustentável, mas é mais leve do que outros materiais. Se um avião pesa menos, consome menos combustível e produz menos emissões de CO₂. Por este motivo, continuamos a utilizá-lo a bordo dos nossos voos. Os efeitos podem ser pequenos, mas cada quilo conta.
Nalguns destinos, as regras e regulamentos rigorosos em matéria de importação impedem-nos de reciclar tanto quanto gostaríamos. A nossa equipa trabalha arduamente para garantir que estas regras e regulamentos são alterados. Desta forma, esperamos poder atingir o nosso objetivo de reduzir em 50% os resíduos até 2030.
É da nossa responsabilidade contribuir para tornar a indústria da aviação mais sustentável, mas há pequenas coisas que pode fazer para contribuir. Levar menos bagagem, trazer a sua garrafa de água e utilizar um cartão de embarque eletrónico são alguns exemplos. Também pode contribuir para o Combustível de Aviação Sustentável, uma alternativa mais sustentável em relação ao nosso combustível querosene.