Condições de compensação de CO₂ por meio da reflorestação e/ou do combustível de aviação sustentável (SAF)
1. Geral
1.1 Estes termos e condições aplicam-se ao "CO₂ Impact Programme" da KLM Royal Dutch Airlines.
- Os termos e condições do "CO₂ Impact Programme" são um acréscimo às condições gerais de transporte para passageiros e bagagem.
- O "CO₂ Impact Programme" é apenas possível em combinação com um documento de viagem ou bilhetes da KLM onde se encontre incluído, pelo menos, um voo da KLM.
- O "CO₂ Impact Programme" pode ser adicionado a todos os voos da KLM, independentemente do ponto de partida, de venda ou de embarque.
1.2 O "CO₂ Impact Programme" é um serviço voluntário de compensação de CO₂ que permite ao passageiro contribuir para a redução do impacto climático do seu voo.
- O "CO₂ Impact Programme" é estritamente pessoal; os passageiros que viajem juntos podem optar por compensar individualmente.
- O serviço de emissões de CO₂ do(s) o(s) seu(s) voo(s) consiste de uma combinação de dois fatores:
- A KLM irá compensar o impacto previsto de CO₂ da sua participação no voo;
- Redução de CO₂ ao investir em SAF
2. Voos elegíveis
2.1 Voos operados por exemplo pela KLM Royal Dutch Airlines, Air France, Delta Air Lines, Kenya Airways.
2.2 Todos os voos de partilha de código com número de voo da KLM e operados pela JJ, GF, TE, EI, UX, XM, AZ, MN, CZ, MH, KQ, QX, AS, CO, AM, DL, EV, OH, F8, PS, SU, OK, IG, MA, CY.
3. Emissões
3.1 Os valores de emissão da KLM, Air France e Delta Air Lines baseiam-se em valores de emissão reais em relação à queima de combustível real.
3.2 Os valores das emissões dos parceiros operacionais baseiam-se em valores genéricos enviados pelos fabricantes dos aviões (por exemplo, Boeing, Airbus).
4. Cálculo
4.1 As emissões de CO₂ são calculadas para todos os voos da sua reserva. Por voo, o cálculo baseia-se no tipo de avião utilizado, na distância percorrida e no histórico do fator de carga desse voo específico. O método de cálculo e o consumo de combustível são testados anualmente pela KPMG em França.
5. Certificação independente
5.1 O "Programa de Impacto de CO2" utiliza reduções de emissões certificadas pela Gold Standard para ajudar a financiar o desenvolvimento de projetos relacionados com energias limpas em países em desenvolvimento. O SAF é certificado pela Roundtable of Sustainable Biomaterials (Diretiva de Energias Renováveis) ou por entidades similares.
5.3 O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é um substituto do combustível de aviação fóssil. Em vez de ser refinado a partir do petróleo, o SAF é produzido a partir de recursos sustentáveis como óleos usados de origem biológica, resíduos agrícolas ou CO₂ captado do ar, e é misturado com combustível fóssil nos depósitos dos aviões. As emissões de CO₂ são reduzidas em 80% quando se utiliza este combustível, com base na análise do ciclo de vida.
6. Preço para o consumidor
6.1 O preço para o passageiro compensar as emissões através do «Programa de Impacto de CO2» não é igual ao preço de compra dos direitos de emissão da Gold Standard. Todo o dinheiro angariado será utilizado para fins de compensação através de reduções de emissões certificadas. Todos os custos gerais e investimentos relacionados com o esquema de compensação serão absorvidos pela KLM Royal Dutch Airlines.
6.2 Duas vezes por ano, o preço da compensação pode ser ajustado com base no preço de aquisição de novas reduções de emissões certificadas.
6.3 Utilizamos a sua contribuição para comprar SAF extra. Adicionamos isto ao sistema de combustível de um dos aeroportos onde adicionamos SAF. Não conseguimos rastrear para que voo está a ser utilizado o seu SAF, mas o número total de emissões de CO₂ dos voos de partida é reduzido com a sua contribuição. Com o seu investimento no «Programa de Impacto de CO2», compramos SAF e investimos em projetos de reflorestação no Panamá, Uganda e Colômbia.
7. Reembolso
7.1 Se, por alguma razão fora do seu controlo, não puder usufruir do seu voo, poderá ter direito a um reembolso do montante que pagou.
7.2 Nos seguintes casos, tem direito a um reembolso total da sua compensação no "CO₂ Impact Programme":
- A KLM cancelou o seu voo.
- Perdeu o seu voo intercontinental de ligação da KLM após um voo operado pela KLM, Delta, Air France ou Kenya Airways.
Se alguma destas razões se aplicar à sua situação, por favor, preencha o formulário de reembolso .
7.3 Só pode solicitar um reembolso através de KLM.com.
8. Verificação
8.1 A verificação efetuada pelos peritos da KPMG, uma das redes líderes mundiais de empresas profissionais que prestam serviços de auditoria, fiscalidade e consultadoria, assegura que tanto as normas de emissão como a metodologia de cálculo cumprem regras e condições padrão internacionais relativas às emissões de carbono.