Combustível sustentável para a aviação (SAF)
O que é o SAF?
O Combustível Sustentável para a Aviação (SAF) é feito a partir de recursos mais sustentáveis, como resíduos de óleo de origem orgânica (como óleo alimentar usado). Isto significa que o Combustível Sustentável para a Aviação que utilizamos:
- É uma matéria-prima renovável
- Emite, pelo menos, 75% menos CO₂ do que o combustível fóssil para aviação ao longo do seu ciclo de vida, desde a produção até à combustão
- Reduz outras emissões nocivas, como partículas e enxofre
Que tipo de combustível sustentável para a aviação é utilizado pela KLM?
Em 2011, realizámos o primeiro voo comercial mundial parcialmente movido a combustível sustentável para a aviação feito a partir de óleo de cozinha usado. A KLM apenas compra SAF produzidos a partir de matérias-primas que não competem com a produção alimentar nem afetam a biodiversidade. Por exemplo, não usamos óleo de soja e de palma, uma vez que estas fontes podem ser responsáveis por elevadas taxas de desflorestação.
Todo o nosso combustível sustentável cumpre os critérios declarados pela:
Um pouco de SAF em cada voo com partida de Amesterdão
Adicionamos 1% de SAF ao sistema de combustível do Aeroporto de Amsterdam-Schiphol por cada voo que parta. Isto significa que duplicámos o SAF de 0,5% com que começámos em 2022. Embora 1% de SAF possa parecer muito pouco, é um passo importante na direção certa. O nosso objetivo é incorporar gradualmente mais SAF, visando 10% da nossa utilização total de querosene até 2030.
Para atingir este objetivo, colaboramos com as empresas que voam connosco para o transporte de negócios ou de carga. Também pode contribuir adicionando SAF extra à sua reserva. Através destes esforços coletivos, utilizámos um décimo da produção global de SAF em 2022 e estamos empenhados em acelerar ainda mais a utilização e a produção de SAF.
Como utilizamos mais SAF, ajustámos os preços dos bilhetes. O aumento do preço baseia-se na sua classe de viagem e na distância do seu voo.
Em 2011, a KLM realizou o primeiro voo comercial mundial parcialmente movido a combustível de aviação sustentável feito a partir de óleo de cozinha usado.
Por que não usar 100% de SAF?
Infelizmente, o Combustível de Aviação Sustentável ainda tem de estar disponível em grande escala. Isto significa que o SAF é, pelo menos, 3 ou 4 vezes mais caro. Atualmente, apenas uma pequena parte dos milhões de toneladas de querosene usadas pelas companhias aéreas comerciais é SAF. O contributo dos nossos passageiros ajuda a influenciar de forma significativa as emissões de carbono globais da aviação.
A sua pegada ecológica
Quando reserva um voo na KLM, oferecemos a possibilidade de adquirir SAF adicional. O preço da sua contribuição é calculado com base em vários fatores que influenciam a quantidade de emissões de CO₂ do seu voo, tais como o tipo de avião, a distância e o histórico do fator de carga.
Com o seu contributo para SAF, está a ajudar a reduzir a dependência das viagens aéreas dos combustíveis fósseis tradicionais. Adquirimos 1% de SAF para todos os voos com partida de Amesterdão. É um começo, mas com a sua ajuda podemos fazer muito mais.
Como calculamos as suas emissões de carbono
Todos os anos, a organização de contabilidade KPMG efetua uma auditoria à KLM para verificar se os métodos de cálculo da KLM estão em conformidade com os métodos descritos abaixo e com os princípios definidos pelas diretrizes internacionais. O âmbito da auditoria está disponível no relatório de auditoria da KPMG.
Os nossos métodos mais recentes e o relatório de auditoria:
Verifique a quantidade estimada de emissões de CO₂ para o seu voo em A Minha Viagem ou quando reserva um voo.
Adicionar SAF à sua reserva
Pode adicionar Combustível de Aviação Sustentável ao efetuar a sua reserva. Inicie sessão em A Minha Viagem, se já tiver uma reserva e quiser adicionar SAF.
A sua reserva tem mais do que um passageiro? Por favor, tenha em atenção que já não é possível adicionar SAF através de A Minha Viagem, se já tiver adicionado SAF para um dos passageiros durante a reserva.
O que fazemos com a sua contributo para a SAF
Com o seu contributo, adquirimos SAF adicional que juntamos ao sistema de combustível do Aeroporto Amsterdão-Schiphol (ou de 1 dos outros aeroportos onde adicionamos SAF). O seu voo não incluirá diretamente o seu contributo SAF adicional, tendo em conta que, em termos logísticos, não é simples de concretizar nem é eficiente.
Uma vez que adicionamos SAF ao sistema de combustível do aeroporto, também outros voos partem com mais SAF a bordo. Mas não podem afirmar a redução de CO₂ porque não pagaram pelo SAF. A KLM é auditada anualmente para garantir que a alegada redução de CO₂ corresponde aos certificados SAF que recebemos.
A contribuição para o SAF como parte do seu bilhete, juntamente com todos os outros benefícios relacionados com o SAF que a KLM recebe através dos nossos vários programas, são 100% utilizados para comprar o SAF e para um maior desenvolvimento do SAF. As contribuições voluntárias não serão utilizadas para cumprir as obrigações de mistura. Envidaremos todos os esforços para incorporar o SAF no prazo de 12 meses após o seu voo, sob reserva da disponibilidade do produto no mercado.
Quer fazer mais?
Há coisas que pode fazer para reduzir a sua pegada de carbono. Por exemplo, viajar com pouco peso ou trazer os seus auriculares ou garrafa de água. Ou comprar SAF. Também oferecemos aos nossos passageiros a opção de contribuir para os nossos projetos selecionados de regeneração da natureza.
Perguntas mais frequentes
O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é feito a partir de desperdício e de resíduos da economia circular (gordura animal, óleo de cozinha usado, entre outros). O SAF pode ser usado alternadamente com o combustível de aviação convencional nos motores a jato. Atualmente, estamos autorizados a adicionar um máximo de 50% de SAF. Adicionamos sempre 1% de SAF ao sistema de combustível no Aeroporto de Amesterdão-Schiphol. Estamos empenhados em reduzir as nossas emissões de CO₂ no futuro, através da utilização de SAF.
O SAF pode ser produzido a partir de várias matérias-primas, como óleo de cozinha usado, resíduos municipais, gases residuais e resíduos agrícolas. Também pode ser feito a partir de eletricidade sem combustível fóssil e dióxido de carbono capturado da atmosfera.
O SAF é uma solução crucial para a redução do impacto negativo que a aviação tem sobre o clima. O mercado ainda está a dar os primeiros passos. Precisamos de aumentar a utilização de SAF entre agora e 2030 e ainda mais até 2050.