Compensação
Compensação
Pode ter direito a um montante fixo de compensação se preencher estes 3 critérios:
- o seu voo estava atrasado ou foi cancelado e, como resultado, a sua hora de chegada ocorreu 3 horas mais tarde do que inicialmente agendado;
- está a viajar num voo com partida de um Aeroporto situado na UE, ou num voo operado por uma transportadora comunitária com partida de um Aeroporto situado num país terceiro e destino a um Aeroporto situado na UE, exceto quando regras locais se apliquem nesta matéria nesse país terceiro;
- e o seu atraso ou cancelamento não foi causado por circunstâncias especiais, como condições meteorológicas extremas, instabilidade política, ou greves externas.
Tipos de voucher
Se tiver direito a uma compensação, receberá um voucher de viagem (também chamado de Voucher EMD). O montante da indemnização depende do tipo de voucher.
Verifique o que se aplica à sua viagem:
- O seu voo original tinha 1500 km ou menos? Receberá um voucher de tipo A com um valor de 350 EUR (não reembolsável) ou de 250 EUR (pagamento em dinheiro).
- O seu voo original era dentro da UE e tinha mais de 1500 km, ou era fora da UE e tinha entre 1500 e 3500 km? Receberá um voucher de tipo B com um valor de 500 EUR (não reembolsável) ou de 400 EUR (pagamento em dinheiro).
- O seu voo original era fora da UE e tinha mais de 3500 km? Receberá um voucher de tipo C com um valor de 800 EUR (não reembolsável) ou de 600 EUR (pagamento em dinheiro).
O seu voucher não será reembolsável ou ser-lhe-á fornecido como pagamento em dinheiro, o que será indicado no voucher de viagem que receber.
Pode utilizar um voucher de viagem não reembolsável para comprar um novo voo ou opções adicionais. Também pode gastar o seu pagamento em dinheiro num novo voo ou em opções adicionais, ou trocá-lo por dinheiro. Se decidir usá-lo num novo voo ou em opções adicionais, aplica-se o valor superior de um voucher não reembolsável.
Redução ou compensação
Have you arrived less than 2 hours (voucher type A), 3 hours (voucher type B), or 4 hours (voucher type C) after your original flight was scheduled to arrive? Then your compensation might be reduced by 50%.
Utilizar o seu voucher
Irá receber um e-mail com um número de voucher que é composto por 13 dígitos, começando com 074. Também pode encontrar o número do voucher no seu perfil. O voucher é válido durante 1 ano após o receber.
Pode usar no máximo 2 vouchers KLM durante o checkout para adquirir um novo bilhete na KLM, Air France, Delta Air Lines, ou Virgin Atlantic e opções adicionais. Se não gastar o montante na totalidade de uma única vez, irá receber o crédito restante sob a forma de um novo voucher.
Informamos que não pode usar um voucher para pagar Férias daa KLM ou impostos sobre bilhetes de recompensas Flying Blue.
Troque por dinheiro
Tem um voucher reembolsável e pretende trocá-lo por dinheiro? Pode solicitar facilmente esta troca. Se ainda não tem a certeza de que o pretende usar para obter um novo bilhete, não se preocupe: pode ainda solicitar um reembolso em dinheiro no prazo de um ano após a receção do voucher reembolsável.
Perguntas mais frequentes
Sim, possivelmente. Pode ter direito a uma compensação do voo se:
- o atraso do seu voo tiver feito com que chegasse mais de 3 horas atrasado/a em relação ao horário inicialmente previsto;
- tiver partido de ou voado para um destino europeu;
- o seu voo não se tiver atrasado devido a circunstâncias especiais, como condições meteorológicas extremas, instabilidade política ou greves de terceiros.
Se chegar mais de 3 horas atrasado/a em relação ao horário inicialmente previsto, pode ter direito a uma compensação.
Sim, possivelmente. Pode ter direito a uma compensação do voo se:
- o seu voo cancelado tiver feito com que chegasse mais de 3 horas atrasado/a em relação ao horário inicialmente previsto;
- estava previsto partir ou voar para um destino europeu;
- o seu voo não tiver sido cancelado devido a circunstâncias especiais, como condições meteorológicas extremas, instabilidade política ou greves de terceiros.
Sim, possivelmente. Pode ter direito a uma compensação do voo se:
- o seu voo remarcado tiver feito com que chegasse mais de 3 horas atrasado/a em relação ao horário inicialmente previsto;
- tiver partido de ou voado para um destino europeu;
- o seu voo não tiver sido cancelado devido a circunstâncias especiais, como condições meteorológicas extremas, instabilidade política ou greves de terceiros.
De acordo com a regulamentação da União Europeia, as companhias aéreas são obrigadas a compensar os passageiros por voos cancelados ou atrasados se estes preencherem os seguintes critérios:
- Chegada mais de 3 horas depois do horário previsto
- Voo de ou para a União Europeia
- Atraso ou cancelamento não causado por circunstâncias especiais
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